top of page

Periodização

Segundo Matveev (1977), periodização é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do exercício esportivo.

Tenha em mente que cada modalidade esportiva ou objetivo pessoal (hipertrofia, emagrecimento, qualidade de vida...) tem as suas peculiaridades, e o planejamento tem seus períodos e diferentes fases, onde devem ser respeitados os princípios científicos do treinamento esportivo.


Perceba que fazer uma periodização não é uma tarefa tão simples quanto parece, não existe receita e não tem atalhos, mas a periodização te indicará o caminho certo, chegando ao objetivo de forma eficiente e eficaz.


A periodização envolve fases, períodos e princípios a serem respeitados, e até aqui, estamos pensando somente na parte física.


Mas, quando se trata de uma modalidade esportiva, a história se torna ainda mais complexa, pois, além de tudo isso citado, existem outros componentes a serem pensados pelo técnico ou treinador, além do físico, temos a parte técnica, tática e psicológica.


Num todo, a complexidade do treinamento esportivo é grande, principalmente quanto se trata de performance atlética (alto rendimento), pois aí, o trabalho deverá ser multidisciplinar, e envolver outras ciências como a nutrição, a psicologia e fisioterapia. Observe que para se fazer uma periodização, o profissional deve estudar muito e ter conhecimento de várias ciências como a anatomia, fisiologia, bioquímica, estatística, avaliação, entre outras.


A arte de periodizar deve seguir os princípios do treinamento esportivo e a especificidade da modalidade ou objetivo pessoal. Na próxima postagem iremos falar um pouco desses princípios.


Até lá !


"Periodizar, prescrever treinamento é uma ciência de conhecimento do Profissional da Educação Física."


Por Douglas Mello






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo_Novo_100.jpeg
bottom of page